Alimentação em Israel
top of page

Alimentação em Israel

A comida em Israel é tão diversificada quanto a sua população. A “cozinha Israelense” é um conceito que envolve muitas tradições culinárias e matérias-primas locais. A maioria dos habitantes Israelenses Judeus é imigrante da Europa Oriental, Comunidade dos Estados Independentes e do Norte da África. Portanto você poderá encontrar diversas opções de alimentos.

Alimentos Populares

                                                 Falafel – Um dos melhores pratos Israelenses vem da cozinha Árabe, e é comum encontrá-lo em quase todas as esquinas. É vendido em bancas /lojas de rápido atendimento a preços baixos. O Falafel é feito de bolinhas fritas de grão de bico e algumas especiarias. É vendido em pão de pita (pão sírio), um tipo de pão redondo, achatado, guarnecido com verduras e legumes frescos, tehina e humus, e às vezes com batata chips. Verduras e legumes em conserva e molhos picantes também podem ser acrescentados ao falafel e ao pão.O Falafel, apesar de ser vendido nas ruas, pode servir como uma refeição completa, satisfatória e nutritiva. Pergunte aos transeuntes, onde você pode encontrar um lugar que venda o melhor falafel ou simplesmente escolha o lugar que lhe pareça mais popular.

 

 

                                                               

 

                                                       

 

                                                       Shawarma – Este prato popular é compartilhado pelas cozinhas Árabe,Turca e Grega. Shawarma é a carne (carneiro ou peru) que é grelhada lentamente em um espeto giratório. A camada exterior da carne é retirada, e é servida no pão de pita ou no lafa, aonde as verduras e legumes frescos, o tehina, o humus, e as batatas chips são adicionados. Aqui, é habito comer este prato com uma variedade de legumes em conserva.

                                                    Humus – Todo Israelense amante do humus lhe dirá que o lugar onde ele come regularmente humus tem o melhor humus do mundo. O Humus é um alimento árabe feito de grão-de-bico, cozido e esmagado em um purê junto com tehina cru (pasta de gergelim). O Humus é servido geralmente com azeite, temperos e salsinha, e às vezes também com um ovo cozido, favas cozidas ou outros acompanhamentos. O Humus é comido junto com o pão de pita, ou como dizem em Hebraico, um prato de humus “deve ser limpo” com o pão do pita. Você pode também encontrar o humus enlatado nas cadeias de lojas. Entretanto, você não pode comparar o produto industrializado com o humus que é servido nos restaurantes populares especializados, onde o serviço é rápido e o local é sem cerimônias.

Café da Manhã

Os hotéis que trabalhamos, oferecem um rico e variado buffet que o deixará satisfeito por horas. A maioria dos hotéis serve uma ampla variedade de legumes, verduras, saladas, queijos, ovos preparados de todas as maneiras possíveis, peixe, pão, frutas, iogurtes, bolos, sobremesas e muito mais.Grande parte dos hotéis serve o café da mnhã até as 10:00 hs da manhã. O café da manhã servido nos restaurants e cafés normalmente incluem salada, dois ovos preparados da maneira que você quiser, queijos, pão, manteiga e geléia, juntamente com café ou uma bebida gelada. Em alguns cafés você também pode encontrar bacon, feijão e outros acompanhamentos. Mas estes não são considerados parte de um tradicional café da manhã Israelense.

Dieta Kasher 

O alimento Kasher é o alimento permitido aos Judeus para comer de acordo com a lei religiosa Judaica. Há muitas leis do kashrut, e seu grau de observância varia de acordo com as várias correntes do Judaismo, e de pessoa para pessoa. Para defini-las resumidamente, as leis da dieta Judaica proíbem comer da carne de porco e de outros animais que não ruminem o alimento, e os que não possuem fendas nas patas. É proibido também comer ostras e frutos-do-mar, e proíbe-se comer os produtos derivados do leite juntamente com os derivados de carne.

Lugares que oferecem comida kasher geralmente colocam em exposição um certificado do kashrut concedido pelo rabinato local. A maioria dos hotéis serve alimentos kasher, assim como alguns restaurantes. Mas não há nenhuma lei obrigatória. Assim se o kashrut for importante para você, você deve verificar cada lugar em separado onde você faz sua refeição. É mais difícil encontrar restaurantes kasher em Tel Aviv, enquanto que em Jerusalém e em outras cidades, há uma vasta maioria de restaurantes kasher. Nas cadeias de supermercados, a maioria dos produtos são kasher, podendo ser identificados por uma etiqueta que lhes da essa garantia.

Água

Em Israel é importante sempre beber água, principalmente nos dias quentes e que exigem caminhadas.  Por lá, você pode beber até mesmo água da torneira, que é muito bem tratada. Mas poderá encontrar água mineral em todo lugar. 

bottom of page